domingo, 19 de abril de 2009

DEUTSCH ENGLISH ROCK 'N' ROLL (?)

Realmente está difícil pra mim, fã das gutarras, manter a relação maravilhosa que tenho com o idioma de Brecht( a relação maravilhosa que tenho com a lingua alemã se deve muito mais as pessoas que conheci adquirindo meu nível de excelência questionável, do que pela minha habildade duvidosa, embora haja quem discorde dos adjetivos dados pra esta ùltima...)
O fato é que eu tentei...mas de todas as bandas de rock nascidas na terra de wagner que eu pesquisei(digamos, entre 15 e 20 nomes) no máximo 4 pareciam não interessadas em fazer música "tipo exportação"

Scorpions, Halloween, Gamma Ray, Edguy..... as bandas das quais mais se ouve falar prferem o "the book is on the table"..... sem contar a grande maioria das bandas que botaram o nome do país no mapa dos riffs e distorções através do krautrock( mistura exótica de progressivo, hevy metal, a ainda nascente música eletrônica e muitos outros "etceteras") : Kraftwerk (pasmem... antes dos sintetizadores, eles fizeram música "palpável", mas sem letra.), Can( letras em inglês cantadas por um descendente de japoneses!!!), Eloy( que tem alguma coisa de esotérico- cristão...?), Höllderin(sinfônico- lisérgico), Kraan( teatral-vanguardismo-marxista).

A grande excessão à regra dessa geração: os "comuno- woodstockianos"do Floh de Cologne, que no seu radicalismo alemão - oriental governista, fizeram a ópera- rock Profitgeier, que,segundo fontes "autônomas" significa "urubu do lucro"... (neste exato momomento, militantes do PSDB estão saindo desta página, indispostos com as posições "conciliadoras" do grupo...rs.). Abaixo, o vídeo da faixa- título do disco de 1971:

http://www.youtube.com/watch?v=KosCuxgLPqY

Pouco depois aparece a new wave performática de Nina Hagen...mas com letras nem sempre palatáveis... nos anos 90, Rammstein: a inegável qualidade sonora, mas com algumas "patinadas" nas letras de sentido dúbio (Zwiiter), ainda assim, com muita coisa boa(Sonne, por exemplo).

Até sem querer, em conversa num ônibus puxada com e por desconhecido ( Claudio valenzzi, um "inocente" homem de aproximadamente 50 anos.) foi me recomendado o som proto- metaleiro do Lucifer´s friend(instrumentistas germânicos liderados por vocal brtânico cantando na língua natal...segue vídeo)
http://www.youtube.com/watch?v=b5DpOdf-_yM

Ninguém questiona em sã consciência que o nacionalismo germânico fez estragos...mais realmente não dá pra entender que rejeição que os deutsche rocker´s tem pelo verbo teutônico...


PS: deicado à germanófila (mas não roqueira) Stefânia Andruskevicius....

Nenhum comentário:

Postar um comentário